Grupo planejará melhorias em corredores logísticos

Comitiva levará em conta deliberações do TCU de necessidade de visão integrada e transversal de empreendimentosO Ministério dos Transportes criou grupo de trabalho para elaborar um plano de ação para atender às deliberações do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto aos Corredores Logísticos de Transportes responsáveis por escoar a safra do País. A decisão está em portaria publicada no Diário Oficial da União. 

Fonte: Divulgação/DNIT

A criação do grupo levou em conta acórdão do tribunal que trata da necessidade de tempestividade da execução das principais obras e empreendimentos do corredor logístico Centro Sudeste, previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Plano Nacional de Logística de Transportes, e outras decisões do TCU que recomendam ao governo adotar visão integrada e transversal de empreendimentos e obras com os corredores logísticos BR-163/MT/PA e Rio Madeira para que ocorra um adequado escoamento da safra. 

O grupo será formado por representantes de secretarias do Ministério, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e Valec. 

Os trabalhos do grupo incluem a elaboração de alguns planos de ações. Entre eles, um com medidas para tornar o acompanhamento das obras prioritárias do corredor logístico Centro Sudeste efetivo e tempestivo e outro para melhorar as condições de operação dos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário no corredor logístico Centro Sudeste. Esses trabalhos deverão ser entregues até o dia 29 de maio.