ABCS prevê aumento no consumo de carne suína nos próximos três anos

Segundo a entidade, a cadeia produtora precisa se esforçar para passar mais informações sobre a proteína para os consumidores

O consumo doméstico per capita anual de carne suína deve crescer dos atuais 15 quilos para 18 quilos nos próximos três anos. A projeção foi feita pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, no lançamento da 3º Semana Nacional de Carne Suína (SNCS), em São Paulo. Segundo Lopes, é preciso estimular a demanda interna.

– É preciso desmistificar preconceitos que foram criados em torno da carne suína no País, que é a mais consumida no mundo – afirmou.

Para ele, a cadeia produtora precisa se esforçar para passar mais informações sobre a proteína para os consumidores.

A terceira semana nacional será realizada deste dia 29 de setembro até o dia 14 de outubro, com promoções em lojas do Pão de Açúcar e do Extra. Nos locais, equipes treinadas vão oferecer cortes de carne suína aos consumidores e orientá-los sobre os benefícios do produto. O slogan desta edição é “Escolha + Carne Suína”. Os supermercados também vão oferecer descontos para os produtos. 

Exportações

O volume das exportações brasileiras de suínos deve crescer pelo menos 5% neste ano em relação ao ano passado, afirmou o analista do Rabobank, Adolfo Fontes, durante o o evento. Em 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína (ABPA), o Brasil embarcou 505,7 mil toneladas do produto.

Segundo Fontes, o país tem como impulso a janela de oportunidade aberta pelos embargos econômicos impostos pela Rússia a outros países exportadores, como os Estados Unidos. Além disso, a valorização do dólar tornou a proteína  brasileira muito mais competitiva no mercado internacional. 

Para ele, o consumo no Brasil também deve ter uma alta expressiva neste ano de 4%. Atualmente o consumo é de 15 quilos per capita.