Ampliação de estação quarentenária em Cananeia permitirá alojar 1 mil suínos

Estação suporta o isolamento de até 240 aves ornamentais de pequeno porte simultaneamente

Fonte: Thiago Gomes/Susipe

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, inaugura nesta quinta, dia 10, uma segunda unidade de suínos na Estação Quarentenária da Ilha de Cananeia (SP). Em nota, o Ministério diz que a obra, feita por meio de Parceria Público Privada (PPP) com a Associação Brasileira de Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), teve custo de R$ 2,5 milhões. O ministério fornecerá a mão de obra e a segurança à unidade. 

“A Unidade 2 de suínos de Cananeia terá capacidade para 500 suínos de alto valor genético, importados para melhoramento das raças do rebanho nacional. A quarentena serve para evitar a disseminação de qualquer doença animal no Brasil. Somente depois do período de até 40 dias de isolamento, os animais provenientes de outros países podem fazer parte do plantel brasileiro de suínos”, diz a nota. 

Além de dobrar a atual capacidade, hoje instituída em 500 animais, a estação suporta o isolamento de até 240 aves ornamentais de pequeno porte simultaneamente e também equinos para um projeto de pesquisa. A unidade fica em uma área de 1.510 hectares na Ilha de Cananeia, no litoral sul do Estado de São Paulo, a 264 quilômetros da capital paulista.