Aurora prevê exportar 3.750 toneladas para os EUA em 2016

Previsão para 2017 é que as vendas para o país norte-americano chegarão a 200 contêineres, ou 5 mil toneladas; receita com as exportações não é informada

Fonte: Reprodução/Canal Rural

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó (SC), prevê exportar 150 contêineres com carne suína para os Estados Unidos em 2016, o equivalente a 3.750 toneladas. Em nota, a cooperativa destaca que dois anos após a abertura daquele mercado para a carne suína brasileira, a Aurora continua sendo a única empresa do país a exportar para os Estados Unidos.

Em 2014 foram embarcadas 50 toneladas em dois contêineres, volume que chegou a 275 toneladas ou 11 contêineres no ano seguinte. “Um salto significativo ocorreu neste ano de 2016 com a venda (até outubro) de 2.850 toneladas de carne congelada, acondicionada em 114 contêineres”, diz a Aurora.

Os principais produtos exportados são barriga, carré, sobrepaleta e costelinha de lombo.

O presidente da cooperativa, Mário Lanznaster, disse, também em nota, que a Aurora está entrando no país “que tem a maior e a mais avançada suinocultura do planeta”, aproveitando alguns nichos de mercado. Um deles é a barriga de suíno, um corte muito apreciado pelos norte-americanos.

Lanznaster prevê que em 2017 as vendas para o país chegarão a 200 contêineres, ou 5 mil toneladas. “São volumes relativamente modestos em termos de comércio mundial, mas o objetivo da Aurora é entrar gradualmente e se consolidar no mercado americano.”

A empresa diz não informar a receita com as exportações para o país por “uma questão de estratégia comercial”.