Greve de caminhoneiros no RS recua e produção de suínos não deve parar

Indústrias do estado afirmaram que suspenderiam processos caso permanecessem bloqueios nas estradas

Fonte: PRF-SC/divulgação

A greve dos caminhoneiros nas estradas do Rio Grande do Sul já está amenizada, com o fluxo de caminhões se normalizando e, desta forma, a produção de suínos no estado não deve parar, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antonio Mendes. Com base em informações do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul, Mendes disse que restam poucos bloqueios nas rodovias gaúchas e que os abates na indústria local devem continuar. 

O executivo participou nesta segunda-feira, dia 7, do 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em São Paulo.

Na sexta-feira, dia 4, a indústria de suínos gaúcha disse que suspenderia a produção a partir desta segunda, caso continuassem os bloqueios realizados por caminhoneiros nas rodovias do estado. 

Os motoristas protestavam em todo o país contra o reajuste do PIS/Cofins sobre os combustíveis. “Já deixamos de exportar entre 2,5 mil e 3 mil toneladas nesta semana”, afirmou Rogério Kerber, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul, na sexta-feira. Segundo ele, os gaúchos embarcam, em média, 3,8 mil toneladas de carne suína por semana.