Indústria reduz abate de suínos após paralisação de caminhoneiros

As empresas devem interromper as atividades no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, dia 7, caso os protestos continuem

Fonte: Canal Rural

O setor de suínos deve suspender abates no Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira, dia 7, caso os bloqueios de caminhoneiros em rodovias permaneçam. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (Sips), José Roberto Goulart, as indústrias não estão conseguindo escoar a produção e, com as câmaras frigoríficas lotadas, não têm como receber mais animais.

“Algumas empresas já reduziram o ritmo de abate, mas com a impossibilidade de enviar os contêineres para os destinos, e de receber os vazios, a solução será a suspensão dos processos”, afirmou Goulart.

Outro problema é o custo de logística de exportação. As empresas contratam o serviço de escoamento e, mesmo que os contêineres não cheguem ao porto, os valores devem ser honrados. Além disso, muitas indústrias têm deixado de cumprir compromissos com os importadores, o que implica em um risco muito alto para a credibilidade do país no mercado internacional.

Os caminhoneiros protestam desde segunda-feira, dia 31, contra o aumento do PIS/Cofins sobre a gasolina, diesel e etanol, o que acarretou no aumento do preço dos combustíveis. Atualmente o setor movimenta quatrocentas toneladas de carne suína por dia nas estradas gaúchas.