Conab fará mais dois leilões de trigo na próxima quarta-feira

Ofertas dão continuidade às operações de apoio ao escoamento de trigo produzido na Região Sul do Brasil

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará na próxima quarta-feira, dia 18, outros dois leilões de trigo para apoiar o escoamento de parte da produção da Região Sul do país. O primeiro será de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou suas Cooperativas (Pepro), pela venda e escoamento de 137,5 mil toneladas do produto da safra 2016/2017. O outro é a oferta de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) para 52,5 mil toneladas do cereal em grãos, da mesma temporada.

Segundo a entidade, os leilões de Pepro e PEP de trigo vêm sendo realizados desde dezembro, em atendimento à demanda apresentada ao governo por representantes do setor. As operações foram retomadas na primeira semana de janeiro, dia 4, com o objetivo de incentivar a equalização de preços do trigo produzido nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para que se possa entender cada caso, no Pepro, a subvenção refere-se ao valor que o Governo Federal paga ao produtor rural ou sua cooperativa pela venda do produto de acordo com o que está determinado em edital. Já no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado.

No ano passado, a Conab realizou três leilões de Pepro, quando foi ofertada 592,5 mil toneladas de trigo e negociado prêmio para 397 mil toneladas. Além destas, também foram realizadas três operações de PEP, com a oferta de 322,5 mil toneladas e a comercialização do prêmio para 47,7 mil toneladas.