Cultivo da framboesa tem baixo custo e boa rentabilidade

Das frutas vermelhas, é a que vem ganhando mais espaço entre produtores do interior de São PauloProdutores do interior de São Paulo estão entusiasmados com o cultivo da framboesa. Das frutas vermelhas, é a que vem ganhando mais espaço entre os agricultores da Serra da Mantiqueira, por causa do custo baixo, alta rentabilidade e mercado de venda garantido.

O fruticultor Karl Heinz nasceu na Alemanha e foi criado no Brasil. Chegou ao país com dois anos e hoje está aposentado, depois de quase 40 anos trabalhando no setor financeiro. Há dois anos, Heinz decidiu trocar os números pelo que mais gosta: lidar com a terra, mas não tinha idéia do que cultivar no sítio em Santo Antônio do Pinhal, interior paulista. Procurou assistência técnica e apostou na framboesa.

? Quando eu cheguei aqui fui me informar na Cati o que se produzia mais aqui e entre as frutas que mais se adaptavam a região, estavam as frutas vermelhas ? conta o fruticultor.

São várias as particularidades numa plantação de framboesa. É uma fruta que necessita de altitude e de clima frio. Aqui foram plantados quatro mil pés, em uma altitude de 1,4 mil metros. Outro diferencial é que é uma fruta muito delicada. Por isso, as mulheres vêm ganhando espaço na colheita. Por exemplo, as frutas que a funcionária do sítio Maria da Silva está colhendo, todas estão saindo inteiras e sem nenhum amassado.

? A framboesa é mais sensível pra gente pegar. Tem que ter muita paciência para não amassar. Tem que ser a mulher ? diz Maria.

A produção ainda está em fase testes. Porém, os 1,2 mil quilos da fruta orgânica na safra deste ano já tem mercado garantido.

? Essa é uma fruta que pela perecibilidade dela, por ser extremamente delicada, ela é muito apropriada para fazer compotas, geléias, sucos. Então, as empresas que produzem mais esses produtos que buscam mais comprá-las ? explica Heinz.

Mateus José da Silva é o consultor que dá a assistência técnica. São 20 anos de experiência nas lavouras da Serra da Mantiqueira. Segundo ele, a framboesa tem alta rentabilidade e custo baixo. A variedade produzida aqui é a autumn bliss. O custo médio de produção é de R$ 5 o quilo. O preço de venda é mais que o dobro: R$ 12. A fruta pode ser congelada também e comercializada de acordo com as condições do mercado. Mateus explica ainda que o cultivo da fruta tem condições de crescer rápido.

? A muda da framboesa é uma muda de fácil propagação pelo motivo de surgir brotos. A cada planta que você planta vai surgir de quatro a cinco brotos ano. Então, são os meios mais simples de aumentar a produção, a cultura ? avalia o consultor.

Com as vantagens do cultivo da fruta vermelha, o produtor já pensa em aumentar a produção para a próxima safra de quatro mil para oito mil pés.

? Me sinto orgulhoso de a gente ver uma planta como essa florescer e produzir frutos tão bonitos como a framboesa ? diz Karl Heinz.

A framboesa é produzida também no sul de Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Mas boa parte do mercado ainda é abastecida pela fruta importada, principalmente do Chile, maior produtor sul-americano.