Plantio de trigo alcança 31% da área no Paraná

Já a colheita da segunda safra de milho teve início no estado, mas o ritmo dos trabalhos ainda é lento

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

O plantio da safra de trigo avançou 16 pontos porcentuais esta semana e alcança agora 31% da área prevista, de 1,155 milhão de hectares, informou nesta terça, dia 10, o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. Do cereal no campo, 59% das lavouras estão em germinação e 41% estão em desenvolvimento vegetativo. Conforme o Deral, toda a área semeada apresenta boa condição.

Milho

A colheita da segunda safra de milho teve início no estado, mas o ritmo dos trabalhos ainda é lento. Segundo a entidade, agricultores paranaenses retiraram o cereal de 5,14 mil hectares, o que representa menos de 1% da área total plantada, de 2,207 milhões de hectares. Da área por colher, 75% têm boas condições de desenvolvimento, estável ante a semana passada. Segundo o Deral, 16% das lavouras se encontram em maturação e 57% em frutificação.

A colheita de milho verão (primeira safra) atingiu 99%, ante 98% na semana passada. Do milho que ainda está no campo, 54% das lavouras se desenvolvem bem e 40% têm condição média. Os produtores encerraram a colheita da safra 2015/16 de soja, com área estimada em 5,274 milhões de hectares. O Deral não informou o volume total colhido da oleaginosa.