Preço do trigo no Rio Grande do Sul supera valor do Paraná

Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, relação de preços não acontecia desde outubro de 2005; colheita na região gaúcha deve começar somente no final de outubro

Fonte: Suelen / Farias

Os preços médios do trigo no Rio Grande do Sul estão acima dos praticados no mercado paranaense, o que não acontecia desde outubro de 2005. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os maiores valores no Rio Grande do Sul se devem à oferta restrita local. Enquanto a colheita na região gaúcha deve começar somente no final de outubro, nas áreas paranaenses, assim como nas paulistas, as atividades têm avançado de maneira satisfatória.

De acordo com o Cepea, entre 12 e 19 de setembro, o preço médio do trigo Cepea/Esalq no Paraná caiu 3,3%, fechando a R$ 699,26 a tonelada nessa segunda, dia 19. Já no Rio Grande do Sul, os valores caíram 2,6% no mesmo período, fechando a R$ 745 a tonelada na segunda.

Além da maior oferta nacional, a expectativa de safra abundante em países do Mercosul, especialmente na Argentina, reforça a pressão sobre as cotações internas. Com isso, a cada dia, as negociações ocorrem a preços menores nos estados em que há produto novo para ser ofertado.