Preço do trigo sobe 7% no Rio Grande do Sul

Clima atrapalha avanço do plantio, que está atrasado em relação à média para o período

Fonte: Pixabay/divulgação

O Informativo Conjuntural da Empresa de Assistência Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), divulgado nesta quinta-feira, dia 13, mostra que nas últimas semanas o preço do trigo no estado subiu 7% devido à possível diminuição na oferta do cereal em nível mundial.

Na semana, a saca de 60 quilos ficou cotada a R$ 32,04 como média no estado. O relatório mostra que as cotações no mercado local tiveram pequenas oscilações, provocadas pelo clima desfavorável para o trigo de primavera nos Estados Unidos, além de problemas climáticos no Canadá e na Austrália. 

O clima também tem impedido o avanço do plantio no estado. A finalização da área prevista está em 87%, contra uma média de 92% para o período. 

O assistente técnico da Emater-RS, Alencar Paulo Rugeri, comenta que as oscilações climáticas, com chuva no início dos trabalhos e agora um clima seco e temperaturas elevadas, tem atrapalhado os produtores. Ele ressalta, no entanto, que a previsão de geada para a próxima semana é animador e só tende a beneficiar o cereal e a finalização do plantio.

Alencar alerta que, apesar do atraso, ainda é muito cedo para afirmar que essas condições climáticas poderão interferir na qualidade e na produção do trigo.