Produção de trigo no Paraná deve crescer quase 50%

Segundo o Deral, a volta da produtividade aos patamares da média histórica e o aumento da área são fatores que devem contribuir para a alta

Fonte: Suelen / Farias

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório mensal, que a safra 2017/2018 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 3,293 milhões de toneladas, avanço de 48% frente ao ano anterior, de 2,225 milhões de toneladas.

De acordo com o Francisco Simioni, diretor da entidade, dois fatores devem contribuir para a alta na safra: a volta da produtividade aos patamares da média histórica e o aumento da área destinada à cultura.

“As lavouras foram impactadas pelo clima adverso no ano passado. Nós tivemos momentos de muita chuva e alguns momentos de pouca precipitação. Esse cenário foi agravado pelo frio intenso. Estamos estimando a volta do rendimento médio, sem anormalidades do clima”, explicou.

Segundo a entidade,  a produtividade média deve ter incremento de 37%, chegando a 3.161 quilos por hectare, superando os 2.293 quilos por hectare da temporada passada.

Outro item que compõe o quadro de maior produção é o aumento da área plantada com trigo. O Deral estima que o total destinado ao trigo deve subir 7%, atingindo 1,042 milhão de hectares, contra 972,722 mil hectares da temporada anterior.

“Como o clima prejudicou os trabalhos de campo da safra verão, alguns agricultores não conseguiram plantar o milho segunda safra dentro da janela ideal e vão partir para a semeadura do trigo. Além disso, como o milho remunerou pouco os produtores no ano passado, alguns decidiram mudar de cultura”, disse.

Cerca de 78% das lavouras de trigo estão em boas condições e 22% em situação média, divididas entre as fases de germinação (94%) e crescimento vegetativo (6%).