Rio Grande do Sul precisa de mais chuva para finalizar plantio de trigo

Percentual de área plantada no estado está 9% abaixo da média dos últimos cinco anos; pastagens também estão comprometidas pelas geadas das últimas semanas

Fonte: Pixabay

O plantio de trigo evoluiu pouco na última semana no Rio Grande do Sul, devido à escassez de chuvas que deixou o solo seco. De acordo com a Emater-RS, o plantio alcançou 75% da área prevista para esta safra, enquanto o percentual deveria ser de 84%, considerando a média dos últimos cinco anos.

O clima também está influenciando o desenvolvimento das lavouras já implantadas no estado. Segundo a Emater-RS, as áreas plantadas em maio apresentam um bom desenvolvimento vegetativo, mas as regiões semeadas em junho estão em estado de “emergência parcial”, em função da ausência de chuvas adequadas para repor a umidade do solo.

Pastagens

No que se refere às pastagens, a Emater-RS informou que os campos nativos, de modo geral, seguem prejudicados pela ação das geadas das semanas recentes. A perspectiva é de melhora dessas condições, graças às temperaturas mais altas ocorridas nos últimos dias. “Para auxiliar na alimentação dos animais, em alguns locais os produtores estão fornecendo aos rebanhos feno de palha de arroz e sal proteinado”, diz o relatório semanal da entidade.