Trigo avança para 88% da área no RS com volta da chuva

Apesar de algumas lavouras apresentam condições abaixo do desejado, na média a situação é considerada satisfatória pela Emater-RS

Fonte: Divulgação/Pixabay

A volta da chuva na última semana normalizou a umidade do solo no Rio Grande do Sul e permitiu o avanço do plantio de trigo, que atinge agora 88% da área, ante 75% na semana anterior. De acordo com a Emater-RS, a cultura entrou em fase final de implementação, restando poucas áreas para serem semeadas no sul e nos Campos de Cima da Serra.

“A umidade do solo vem propiciando também a retomada de um desenvolvimento vegetativo mais vigoroso”, disse a entidade em seu relatório técnico. 

A Emater-RS ressaltou que algumas lavouras apresentam condições abaixo do desejado, devido às condições inadequadas de umidade do solo das últimas semanas. No entanto, na média a situação é considerada satisfatória. A expectativa é de que as precipitações ocorram de maneira regular e com baixa intensidade, para recuperar os campos prejudicados. 

Pastagens

A Emater-RS também informou que as chuvas recentes restabeleceram as condições de solo para uma retomada do desenvolvimento das pastagens de inverno, ainda que de forma lenta. De acordo com a entidade, a oferta de pastagens estava muito crítica, pois diversas regiões ficaram mais de 40 dias sem registro de chuvas. 

Segundo a Emater-RS, o campo nativo, base da nutrição dos bovinos de corte, está fibroso e com pouco nível de proteína bruta. “Os bovinos ingerem este pasto, mas seu valor nutricional é muito baixo. Com isto há um déficit nutricional dos rebanhos que se traduz em perda de peso”, explica o relatório.