Variedade não aprovada de trigo transgênico é descoberta nos EUA

O produto é uma variedade resistente a herbicidas desenvolvida pela Monsanto e que nunca foi lançada comercialmente

Fonte: Pixabay

Uma variedade não aprovada de trigo geneticamente modificado foi descoberta em um campo no estado de Washington, nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), embora não haja sinais de que o grão tenha se misturado a carregamentos comerciais.

O trigo, uma variedade resistente a herbicidas desenvolvida pela Monsanto mas nunca lançada comercialmente, foi descoberta em um campo não cultivado de um produtor, segundo o USDA. Autoridades estão testando a colheita regular de trigo deste produtor, mas até agora não encontraram sinais da variedade geneticamente modificada.

Esta é a terceira ocorrência do tipo desde meados de 2013, quando uma variedade similar foi descoberta em uma propriedade do Estado de Oregon, o que levou alguns países asiáticos a suspenderem temporariamente a importação de trigo norte-americano. Em 2014, trigo transgênico foi encontrado no Centro de Pesquisa Agrícola da Universidade Estadual de Montana. Embora o centro tenha realizado testes com a variedade entre 2000 e 2003, as plantas descobertas não deveriam estar no local.

As duas variedades também foram desenvolvidas pela Monsanto, disse o USDA. Uma porta-voz da companhia disse que a variedade encontrada em Washington foi usada em “testes limitados” entre 1998 e 2000, mas nunca vendida a produtores. Não há variedades de trigo geneticamente modificado aprovadas para cultivo comercial nos EUA. Milho, soja e algodão transgênicos, por outro lado, são cultivados em mais de 90% da área total dedicada a essas culturas no país.