João Eudes Santana Lima é agente de desenvolvimento do Sebrae e trabalha diretamente com cerca de 30 produtores das cidades de Luziânia e Cidade Ocidental, em Goiás.
? A maioria dos produtores da região utiliza a mão-de-obra familiar, uma forma de manter todos empregados, sem a necessidade de contratar funcionários, contribuindo também para o aumento da renda ? afirma.
Grande parte da produção dos agricultores é vendida para escolas estaduais e municipais da região e toda a logística do processo de venda das frutas e hortaliças é supervisionada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Luziânia (Caprul). Os produtos ainda são comercializados em feiras e diretamente pelos produtores, em suas propriedades.
O produtor Luís Matias Filho, de Luziânia, se integrou ao projeto Pais em maio deste ano, quando recebeu o kit-Pais e encontrou uma oportunidade para diversificar seus produtos que, até então, eram apenas frutas cítricas.
? Antes mesmo de participar do projeto, eu já produzia limão, acerola e mexerica. Com o Pais, eu expandi minha produção e agora também produzo algumas hortaliças.
Quando me integrei ao projeto Pais tive que realizar alguns investimentos, mas o retorno também foi muito bom. Nos últimos meses minha renda cresceu e hoje estou recebendo cerca de R$ 1,2 mil por mês ? comemora o produtor.
Luís conta, ainda, que o mercado local é bastante promissor e isso o ajudou muito na comercialização dos produtos, principalmente com supermercados da região.