? O Estado é área livre de febre aftosa com vacinação, o que garante o acesso dos produtos paranaenses aos mercados. Os órgãos federais, estaduais, empresários e produtores rurais desejam, o quanto antes, que o status da região seja livre da doença sem vacinação. Para isso, é essencial imunizar todo o rebanho ? garante o superintendente de Agricultura do Paraná, Daniel Gonçalves Filho.
O lançamento da campanha aconteceu na última quinta, 28 de outubro, no município de Francisco Beltrão, no Sítio Laranjal, que fica na Rodovia PR 180. O material de divulgação está sendo distribuído nos Escritórios de Atendimento à Comunidade da Secretaria da Agricultura nas rádios locais.
Nos 399 municípios do Estado, 207 mil propriedades com bovídeos estão cadastradas no serviço de defesa agropecuária. Após aplicar a dose, o pecuarista deve levar o comprovante, até 30 de novembro, a um dos 343 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EAC) do Paraná.
Na etapa de maio, que incluiu apenas os animais com menos de 24 meses, a cobertura vacinal foi de 96% do total.
? A meta para esta fase é alcançar todos os bois e búfalos. Estamos trabalhando para atingir este objetivo ? afirma o superintendente de Agricultura.