Tempo

Previsão do tempo: frente fria avança trazendo temporais

Pancadas já aparecem no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, com ventos de até 70 km/h; outros estados terão chuva ao longo da semana

Com apoio de

Nesta terça-feira, 11, uma frente fria avança pela região Sul e o tempo muda no decorrer do dia. Chove em forma de pancadas, com algumas trovoadas, em boa parte do Rio Grande do Sul. A chuva é isolada, e acontece à noite na maioria das áreas e tem previsão de rajadas de vento de 70km/h na metade sul gaúcha à noite. Em Criciúma, sul de Santa Catarina, a ventania será semelhante. Até mesmo no sul de São Paulo vai ventar forte com rajadas de até 55 km/h em Registro.

“Não chove no Paraná ainda, tampouco em Santa Catarina; nessas áreas, o calor também segue acima do normal para a época do ano”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Em outras áreas do país, o tempo será uma repetição dos últimos dias: a chuva segue concentrada no norte da região Norte, do Amazonas ao Pará, passando por Roraima e Amapá, assim como no litoral do Maranhão e de uma faixa que vai desde o norte do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte. Atenção com os acumulados de chuva mais expressivos no leste da Bahia, desde Porto Seguro até o Recôncavo Baiano.

O tempo segue firme nas demais áreas do país, com calor e baixa umidade do ar e poucas mudanças em relação aos últimos dias. No Tocantins, por exemplo, a influência de uma região de alta pressão atmosférica traz ventos de moderados a fortes durante o dia.

Na quarta-feira, 12, um bloqueio atmosférico no oceano Pacífico enfraquece e a chuva volta a boa parte do Sul do Brasil. Retornam as pancadas de chuvas com trovoadas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e faixa oeste, sudoeste e sul do Paraná.

Há previsão de rajadas de vento na casa de 50 km/h nessas áreas. A região preferencial para chuva mais volumosa e generalizada fica no norte gaúcho, inclusive em áreas de serra.

O tempo fica instável nos dias seguintes, inclusive com a formação de um novo ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, e a chuva consegue avançar para outras áreas do Sul e também em parte de Mato Grosso do Sul a partir da quinta-feira, 13, chegando ao estado de São Paulo mais para o fim da semana.