Um sistema climático que se forma no Oceano Atlântico ao norte de Porto Rico pode atingir a costa leste da Flórida como um furacão no fim desta semana, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). A previsão é de que o fenômeno se aproxime de partes das Bahamas e da costa do sudeste dos Estados Unidos com a força de furacão entre quarta-feira (9) e quinta (10).
+ Mitigar a mudança climática é um desafio geopolítico
Se confirmado, o sistema ocorrerá cerca de seis semanas depois que o furacão Ian atingiu a costa e devastou partes do sudoeste da Flórida. O governador do estado norte-americano, Ron DeSantis, alertou os moradores para que estivessem preparados, pois, segundo ele, a temporada de furacões ainda não terminou. Embora esse tipo de condição climática geralmente ocorra em meados de setembro, ela se prolongou neste ano.
A última semana de outubro e o início de novembro foram marcados por tempo mais seco do que o normal sobre a maior parte do meio-oeste dos Estados Unidos. Em contraste, parte da área central, Vale do Mississippi, Dakota do Norte e as planícies do sul registraram chuvas expressivas e acima da média para o período.
Algumas áreas no sul do Arizona, Flórida central, Montanhas Rochosas e noroeste de Washington também receberam mais de duas vezes a quantidade normal de precipitação. Partes de Arkansas, Missouri, Oklahoma, Texas e Washington registraram chuvas de mais de 100 milímetros. A metade oeste dos Estados Unidos vem enfrentando temperaturas mais amenas, enquanto a maior parte do leste está mais quente que o normal.
Além do furacão. As condições das lavouras nos EUA
Até o fim de outubro, 66% da área plantada de milho dos Estados Unidos em 2022 havia sido colhida, três pontos percentuais à frente do último ano e 12 pontos à frente do ritmo médio de cinco anos.
A colheita de soja em todo o país foi 88% concluída até 30 de outubro, 10 pontos percentuais à frente tanto do ano passado, quanto da média de cinco anos. O progresso da colheita avançou 10 pontos percentuais ou mais para a semana em 9 dos 18 estados estimados.
Nesta semana, além da possibilidade de furacão, há previsão de chuva forte no extremo norte dos Estados Unidos e no sudeste, incluindo a região da Flórida, que pode receber mais de 70 milímetros acumulados nos próximos cinco dias. Mas em grande parte das áreas produtoras no Corn Belt, não tem previsão de chuva significativa entre esta semana e a próxima semana e o tempo seco deve continuar contribuindo para as atividades de col.
Quanto às temperaturas, a expectativa é para uma diminuição significativa das máximas até a próxima semana. O calor das áreas mais ao sul dos Estados Unidos deve diminuir, enquanto nas áreas mais ao norte a expectativa é de frio mais acentuado.
_______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.