Agricultura

Arthur Lira diz que Congresso não permitirá insegurança jurídica no campo

Para o governador do estado, Tocantins é uma fronteira agrícola que vem sendo procurada por investidores que buscam por isso e por segurança no campo

Na cerimônia de abertura oficial da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas (TO), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que o Congresso não irá permitir insegurança jurídica no campo.

“No Brasil, nós temos oportunidade para tudo, nós temos terra para tudo. A única coisa que o Congresso Nacional não vai permitir é a insegurança jurídica no campo, é invasão de terras produtivas, é a falta de segurança para que o agricultor produza com tranquilidade e gere riquezas para o nosso país”, disse Lira.

O tema também foi abordado pelo governador do estado, Wanderley Barbosa. “O Tocantins é uma fronteira agrícola que está se abrindo e nós temos recebido investidores, e o investidor quer segurança jurídica e segurança no campo”.

Agricultura familiar

No Tocantins, 44 mil famílias vivem da agricultura familiar. O governador Barbosa enfatizou sua preocupação com a regulamentação fundiária no estado.

Ainda durante a abertura, foram entregues 15 escrituras de terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (Terra Brasil). O programa oferece condições para que os agricultores possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural. Complementar à reforma agrária, o Terra Brasil oferece ao beneficiário 25 anos para pagar, três anos de carência e juros que variam de 0,5% a 4%.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.