Foram vendidos ao governo pelos agricultores, por meio dos títulos, dois milhões de toneladas de produtos agrícolas. No ano passado, quando o total foi de 850 mil toneladas, a cultura que mais precisou de intervenção do governo foi o arroz.
A soja também enfrenta condições ruins no mercado. A expectativa da Conab é de que, com a recessão econômica, a procura pelos contratos de opção aumente em 2009, assim como a ampliação de recursos do governo federal destinados ao setor.
? A perspectiva no primeiro semestre de 2009 com os preços afetados pela crise é que haja previsão no orçamento para a política do preço mínimo ? diz o superintendente de Operações da Conab, João Paulo de Moraes.
O contrato de opção é um título emitido pelo governo aos produtores rurais que permite garantir a venda de parte da safra numa data futura, a um preço previamente fixado. Para comprar um título, o produtor participa de um leilão e paga um prêmio. Se até a data de vencimento do contrato o mercado não pagar um preço melhor do que o fixado no documento, o agricultor tem a opção de venda do produto ao governo. Caso o preço de mercado esteja maior, ele pode ignorar o título e vender os grãos para o comprador que preferir.