A expansão do agronegócio implica em novas oportunidades e também problemas, a serem solucionados. Esta grande fonte de riqueza no Brasil esbarra em entraves ecológicos, por exemplo. Outro fator que coloca em dúvida o avanço da atividade agropecuária é a situação logística. Os fertilizantes precisam sair dos portos e chegar nas propriedades rurais e esta demanda foi suprida pelos próprios produtores rurais da fronteira do Maranhão com o Tocantins. Uma das paradas do programa desta semana é justamente pelas rodovias construídas por estes fazendeiros, que já se integram na rota de transportadores.
A importância dos portos é retomada no episódio, já que eles são as portas de entrada para 75% dos fertilizantes. Desta vez, passamos pelas rotinas dos portos de Pecém (CE) e Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR) e mostramos a integração com o modal ferroviário, pilar de um barateamento logístico de aproximadamente 30%, mas pouco contemplado no sistema de transportes nacional.
Três Lagoas (MS) é uma das paradas da viagem pelos novos investimentos estruturais. Lá, planeja-se a construção de uma fábrica da Petrobras. A meta é que a planta de produção química comece a funcionar já no ano que vem, suprindo uma boa parte da demanda nacional por ureia: a redução das importações do produto com o novo empreendimento estão calculadas em 40%. Além do suprimento em âmbito nacional, a localização da fábrica é estratégica para o abastecimento do Centro-Oeste.
A resolução de uma disputa política entre os municípios vizinhos de Capela e Japaratuba (SE) também deve diminuir a dependência brasileira de fontes externas de fertilizantes: a partilha de um sítio de extração do minério carnalita possibilitará exploração potencial de 1,2 milhão de toneladas anuais de potássio – componente fundamental para os fertilizantes.
Você pode assistir ao episódio completo logo abaixo. O Canal Rural Na Estrada vai ao ar no domingo, dia 14, às 8h, com reprise às 20h. Confira uma prévia inédita logo abaixo: