Izabella Teixeira defende redução de agrotóxicos

Ministra do Meio Ambiente se referiu à recomendação do Instituto Nacional do CâncerA ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu a redução do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira, como forma de proteger o ambiente e a saúde. Ela se referiu à recomendação do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de diminuir o emprego dos produtos nas plantações, por estarem ligados a casos de câncer. O país lidera o consumo de agrotóxicos no mundo.

Fonte: Reprodução

– É preciso que se respeite a lei que regulamenta os agrotóxicos e que se usem os ingredientes ativos menos tóxicos. Eu me surpreendi positivamente com a pesquisa do Inca. A sociedade precisa se engajar nesse debate – disse.

Segundo ela, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Exército fazem operações de fronteiras para coibir a entrada de agrotóxicos proibidos.

– Temos que assegurar a produtividade da agricultura sem causar danos ao ambiente e à saúde das pessoas.

Divulgado semana passada, o relatório do Inca informa que o brasileiro consome em média 5,2 quilos de agrotóxicos por mês e alerta para o efeito negativo da liberação do cultivo de sementes transgênicas, por exigir grandes quantidades dessas substâncias. A recomendação é que o governo retire os incentivos fiscais ao setor. Foi a primeira vez que o órgão se posicionou sobre o tema.