Carnes: governo argentino e províncias avaliam Plano de Pecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca se reuniu com representantes das províncias do Norte Grande para avançar na implementação do Plano de Pecuária e apresentar um documento com objetivos de abastecimento interno e controle de preços da carne.

O documento, elaborado entre a Nação e as províncias de Formosa, Chaco, Jujuy, Salta, Tucumán, Corrientes, Misiones, Catamarca e La Rioja, propõe oferecer soluções para o abastecimento de água, considerar a questão ambiental, promover um enriquecimento em termos da genética bovina para pequenos produtores, simplificar procedimentos para o produtor, fortalecer a formação de recursos humanos vinculados à assistência técnica e melhorar os sistemas locais de comercialização.

Além disso, se comprometeram a continuar trabalhando nos próximos dias com as mesas das regiões Centrais (Buenos Aires, La Pampa, Córdoba, Entre Ríos e Santa Fe), Cuyo (San Juan, Mendoza e San Luis) e Patagônia (Chubut, Río Negro, Neuquén, Santa Cruz e Tierra del Fuego).

O encontro acontece dias depois de o governo nacional prorrogar até 31 de outubro o fechamento parcial das exportações de carnes para reduzir o aumento dos preços no mercado local e garantir o abastecimento interno. A medida gerou críticas do setor agrícola, que já ameaçou uma greve geral para o mês de setembro, caso as limitações não sejam revertidas.

Por Agência Safras