Aumento de casos de gripe aviária nos EUA pode elevar preços da carne

O surto contínuo de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) nos Estados Unidos está ameaçando o fornecimento de aves e pode elevar ainda mais os preços da carne. A cotação do produto já está inflada pela alta dos custos de alimentação e transporte e pela escassez de mão de obra, como resultado de medidas de controle da covid-19.

Na avaliação do analista de pesquisa, ESG e investimento de impacto, Christian Brunnstrom, como autoridades afirmam que a doença é causada principalmente pela migração de aves selvagens infectadas, o mercado agora deve permanecer atento às ações do segmento no setor da biossegurança para proteger os estoques e gerenciar os problemas da cadeia de suprimentos. O objetivo é “garantir acessibilidade e disponibilidade por empresas avícolas”.

A gripe aviária se espalhou para pelo menos 36 Estados dos Estados Unidos e levou à morte de quase 40 milhões de aves, incluindo 5 milhões de perus, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). O surto é considerado o pior em sete anos.

(Estadão Conteúdo)