´Não podemos nos dar o luxo de deixar o produtor rural na clandestinidade´, diz senadora

Ana Amélia afirma que minaria busca obstruir votação do Código Florestal por não ter voto para aprovar o que desejaUm projeto possível dentro de um tema com sutilezas e dividido entre o setor produtivo e a ambientalistas. Essa é a explicação da maioria dos líderes políticos sobre o texto do novo Código Florestal. Também é a visão da senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela aponta que considera legítimas as investidas de partidos menores contra a apreciação, mas afirma ser preciso votar a matéria o quanto antes, para evitar que os produtores rurais sejam prejudicados

? A minoria não tem voto para aprovar o que deseja, então usa o regimento interno para obstruir a conclusão. Nós também defendemos a produção sustentável, mas não podemos nos dar o luxo de deixar os produtores na clandestinidade, porque o prazo dado pela presidente Dilma para que o texto seja aprovado vencerá no dia 11 de dezembro ? aponta.

Ana Amélia acrescenta que os problemas relacionados à legislação somente serão resolvidos com atitudes colaborativas.

? Essa matéria trata do presente e do futuro de um dos setores mais importantes da economia brasileira. Muitos produtores ficaram apreensivos com as mudanças propostas, mas quando se quer solução, é preciso ceder um pouco dos dois lados. Isso vale para o setor produtivo e para os ambientalistas. Todas as audiências foram feitas com os dois grupos, para mostrar que estamos todos do mesmo lado ? diz.

A senadora afirma ainda que o governo está empenhado em defender a preservação do meio ambiente. E pede compreensão sobre as divergências a respeito da questão ambiental.

? Peço para quem está nas cidades grandes que olhem para o produtor rural como alguém que trabalha para o desenvolvimento do Brasil e não como um destruidor. Por dia, são jogados no meio ambiente cinco bilhões de litros de esgoto puro. Então, há muito a fazer. É preciso olhar para tudo ? complementa.

>> Assim que a votação do Código Florestal começar no Plenário do Senado Federal, você pode acompanhar pelo portal RuralBR. No site, assista à transmissão em vídeo e também ao minuto a minuto do debate.

>> Acesse mais informações sobre o Código Florestal em site especial