Apenas 27% da área de soja já foi semeada, afirma Céleres Consultoria

Quarto levantamento da empresa mantém projeções de área e produção, mas aponta oferta restrita em janeiro e custos elevados de frete em fevereiro

Apesar do retorno das chuvas na segunda quinzena de outubro em algumas regiões, o plantio da safra de soja 2014/2015 continua atrasado, segundo a quarta estimativa da Céleres Consultoria, divulgada nessa terça, dia 4. Nesta semana, a consultoria Safras & Mercado publicou levantamento em que aponta 22,5% de área cultivada na safra 2014/2015.

Conforme a empresa, até o dia 31 de outubro, 27% da área prevista estava plantada, ante os 41% registrados em igual período de 2013 e 43% de média dos últimos cinco anos. No Centro-Oeste, os trabalhos avançaram mais, com 38% da área semeada, ante 63% registrados em período equivalente do ano passado.

• Plantio em Mato Grosso chega a 40,5%

Com o atraso nos trabalhos no campo e a necessidade de replantio em algumas regiões, a Céleres reforça que a oferta da oleaginosa em janeiro deve ser restrita e a concentração da colheita em fevereiro tende a elevar os custos de frete.

Em sua quarta estimativa, a Céleres manteve projeções de área plantada e produção em 31,2 milhões de hectares e em 91,35 milhões de toneladas, respectivamente.

A consultoria mostrou também que, apesar da recuperação dos preços internacionais da oleaginosa nas últimas semanas, a comercialização mantém-se atrasada. Até o fim de outubro, 12% da safra estava comprometida, ante 32% apurados em outubro do ano passado. Da safra 2013/2014, 93% já foi negociada.

• Plantio de soja no Paraná continua avançando e alcança 61%

 

Estadão Conteúdo