Diversos

'Clima geral de otimismo', comenta Rosa sobre levantamento da Conab

O comentarista pontua que a produção de soja bateu recorde pelo 15º ano consecutivo, com alta de 4% ao ano

A produção de soja deve ter uma produção recorde de 135,9 milhões de toneladas, aumento de 8,9% em relação à safra 2019/2020. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021. O comentarista Benedito Rosa analisa os resultados divulgados pelo órgão.

“Em primeiro lugar, é preciso parabenizar a Conab pelo trabalho de registro de dados do agronegócio brasileiro, auxiliando a tomada de decisões dos poderes público e privado”, diz Rosa.

O comentarista pontua que a produção de soja bateu recorde pelo 15º ano consecutivo, com alta de 4% ao ano, mas relativiza a produção total de grãos, que teve queda de 1,8%, em função de uma retração de 20% na produção de milho segudnda safra, por conta de problemas climáticos.

“Houve um aumento de 61% na demanda por crédito agrícola”, acrescenta Rosa. “Isso é positivo e transmite confiança, e não é só por causa da soja e do milho, mas também do trigo, que teve 15% de aumento na área. O arroz teve uma produção recorde, de 8,1 milhões de toneladas”, observa Rosa, ponderando que a cana-de-açúcar, entretanto, teve redução de área.

“De modo geral, a Conab confirma um desenvolvimento positivo da agricultura brasileira. Há um clima geral de otimismo o agronegócio brasileiro”, afirma Rosa.