Abic divulga primeiros laudos técnicos do programa Certifica Minas Café

Lotes certificados garantem ágio ao produtor na hora da comercializaçãoA mais nova iniciativa da Abic, o Programa conjunto Certifica Minas Café ? Abic (CMCA), que ajuda as indústrias a lançar produtos rcertificados no mercado de alto valor, já está dando os primeiros passos. Os produtores de café certificado que já enviaram amostras para análise começam a receber seus laudos.

O Sítio Catalão, localizado no município de Santa Margarida, na região de Manhuaçu, é a primeira propriedade a ter os laudos de seus cafés emitidos pelo IMA ? Instituto Mineiro da Agropecuária e pela Abic. Propriedade familiar dividida em três lotes distintos e que têm à frente os cafeicultores José Domingos de Oliveira, Edson Arantes de Oliveira Neto e Divino Carmo dos Reis, o Sítio Catalão obteve três laudos favoráveis. O primeiro foi emitido para o lote de 50 sacas de José Domingos e está à venda com um ágio de 15% sobre o preço de mercado da bica corrida. Este lote teve Nota de Qualidade igual a 79 pontos, sendo classificado como grão para Café Gourmet.

O segundo laudo foi conferido para o lote de 106 sacas de Edson Arantes, com prêmio de 15% e nota de 75 pontos, igualmente Café Gourmet. E em terceiro, com 86 sacas, está o lote do produtor Divino, com Nota de Qualidade igual a 74 pontos, dentro da faixa Gourmet de 73 – 79 pontos, mas que será vendido com ágio de 13%, pois teve catação de 12,3%, que implica em pequeno deságio.

A avaliação está sendo realizada, neste primeiro momento, no Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado, por uma equipe de juízes do IMA e da Abic, credenciados pela SCAA, a associação americana de cafés especiais e em cuja metodologia se baseia o CMCA.
   
Estes lotes estão à disposição das indústrias já participantes do CMCA ou que pretendem participar do PCS  Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, criado pela Abic e voltado principalmente para as empresas de pequeno porte que querem atuar nos segmentos Superior e Gourmet, de maior valor agregado. A Abic está considerando uma simplificação temporária ao processo de adesão ao PCS, para permitir que mais empresas façam parte deste novo Programa CMCA.