Abrapa terá novo presidente a partir de dezembro

Haroldo Cunha, que comanda a entidade hoje, passará a presidência para Sérgio De MarcoA Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) terá novo presidente a partir de 7 de dezembro. Haroldo Cunha, que comanda a entidade hoje, passará a presidência para Sérgio De Marco, que é o atual presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Algodão e seus derivados. Ele, no entanto, evitou falar sobre os desafios de ficar à frente da associação.

? Vamos deixar isso para a posse ? desconversou.

Cunha tomou posse como presidente da Abrapa em 2008. Agora, ele ficará mais focado no Instituo Brasileiro do Algodão (IBA), entidade criada no bojo do contencioso do algodão, como uma forma de evitar que o país retaliasse os Estados Unidos por concederem subsídios considerados excessivos pela OMC aos cotonicultores locais. Por meio do IBA, os americanos contribuirão com um fundo voltado para pesquisa do cultivo no Brasil no valor de US$ 147,3 milhões anuais – até o momento metade desse valor já foi depositado.

Cunha, que é o diretor-presidente do IBA, lembrou que o conselho gestor do instituto é composto por seis membros: três do governo e três da Abrapa. De acordo com ele, a intenção é criar uma missão e um a linha de atuação para o IBA a fim de poder ter critérios únicos e claros a respeito de projetos que tentem obter os recursos que estão sob a administração do instituto.

? A intenção também é tornar o IBA uma instituição perene ? explicou.

Segundo Cunha, em três meses toda a estrutura do instituto estará definida. O IBA ganhou também uma cadeira na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Algodão e seus derivados.