Agricultura alerta para possível queda de 23% nas exportações do agronegócio nacional

Ministério acredita que algodão e carne suína serão os mais afetadosDepois de quase uma década de recordes nas exportações agrícolas, 2009 deve apresentar um cenário bem diferente. Estudos do Ministério da Agricultura (Mapa) indicam que as vendas externas podem cair 23% no próximo ano.

O preço foi o fator decisivo para o Brasil alcançar em 2008 o maior valor da história em exportações agrícolas: cerca de US$ 72 bilhões. Mas, os mesmos preços devem afetar de forma negativa as vendas em 2009. Com a crise financeira mundial, as principais commodities despencaram e, com valores menores, a receita das exportações deve cair.

A Secretaria de Relações Internacionais do Mapa fez uma simulação do que pode ser o próximo ano, levando em consideração a cotação do dólar a R$ 2,20. O resultado mostra forte queda no valor exportado.

? Nós fizemos um exercício supondo os níveis de preços de 2007 e, fazendo alguns ajustes de quantidades, chegamos a um valor de US$ 55,7 bilhões para 2009, contra US$ 72 bilhões deste ano. Portanto, em dólar, uma queda de 23% ? declarou o secretário Célio Porto.

O Ministério da Agricultura acredita que o algodão e a carne suína serão os produtos mais afetados pela crise. Já o suco de laranja, o açúcar e a soja devem ter uma recuperação de preços e a maior estabilidade no mercado.

O consultor em agronegócio Clímaco César concorda que a queda na receita das exportações vai ser inevitável. Mas ele acha que dois fatores podem ser fundamentais para amenizar a situação:

? Pode haver uma reação a partir do segundo semestre, em termos de preços para as nossas exportações. A partir da posse do Obama, e quando ele começar a atuar nos Estados Unidos. Isso vai ser fundamental para as economias. E a reação do petróleo: alguns acham que o petróleo termina o ano em US$ 100. Tomara que o bendito petróleo suba pelo menos a US$ 70, US$ 80 para movimentar o consumo mundial novamente.

Mas o governo não perde o otimismo e insiste que a crise será uma oportunidade para o agronegócio brasileiro.

? Quando os preços caem, só os mais competitivos permanecem no mercado e a história tem mostrado que o Brasil sempre soube aproveitar esses momentos. Nós temos a expectativa positiva de que ao final de 2009 o Brasil estará ocupando mais espaço no mercado internacional do que ele conseguiu em 2008 ? previu Célio Porto.