Agro em Campo

No fim do século 19, o futebol, esporte mais popular do planeta, chegou ao Brasil

Charles Miller, filho de mãe brasileira e de pai escocês, é reconhecido como o pai do futebol nacional; trajetória da Seleção foi marcada por reveses até 1958

Trinta e um anos após a Football Association (FA) codificar as regras do futebol, o esporte mais popular do planeta finalmente chegou ao Brasil. Assim como na Inglaterra, o futebol era extremamente elitizado quando ele chegou aqui em terras tupiniquins, mas não levou muito tempo até que ele fosse abraçado pelas massa.

Em 1894, Charles William Miller, filho de mãe brasileira e de pai escocês, retornou a sua terra natal, vindo da Inglaterra, com duas bolas, uma bomba para enchê-las, um par de chuteiras e um livro de regras. Apesar de ter nascido no Brasil, Miller cresceu e estudou durante boa parte de sua vida na Inglaterra. Por lá, conheceu o futebol na Bannister Court School, localizada no sul do país, na cidade de Southampton. 

futebol

Um ano depois, no dia 14 de abril em 1895, foi realizada no bairro do Brás, em São Paulo, a primeira partida de futebol do brasil, entre São Paulo Gaz Company, equipe composta por trabalhadores da companhia de gás do estado, e a São Paulo Railway Company, time formado por funcionários da Companhia Ferroviária de São Paulo e Charles Miller, que venceram o jogo por 4 a 2.

Anos depois, o pai do futebol no Brasil foi fundamental na formação da Liga Paulista de Futebol, primeira do esporte no país, e na montagem do time do São Paulo Athletic Club, onde foi campeão e artilheiro da primeira competição oficial do Brasil, o Campeonato Paulista de 1902, com 10 gols em 9 partidas.

Daí em diante o esporte começou a ganhar popularidade em todo o território nacional, o que resultou na criação de campeonatos estaduais. Em 1914, foi formada a prestigiada Seleção Brasileira de Futebol, mas o início da nossa caminhada, contou com fortes percalços. Vale ressaltar que até 1920, o futebol era praticado pela elite branca do país, com negros sendo proibidos por clubes para a prática do esporte, apesar da abolição da escravidão em 1888, 32 anos antes.

No ano de 1950, após 12 anos de paralisação por conta da 2ª Guerra Mundial, o Brasil sediou a 4ª edição do Campeonato Mundial de Futebol e alcançou assim, a sua primeira final na história. no entanto, em um recém inaugurado maracanã, com quase 200 mil torcedores presentes, a seleção sofreu uma das mais duras derrotas de sua história, perdendo de virada para o Uruguai por 2 a 1, no dia que foi marcado como o “Maracanazo”

No entanto, esse capítulo foi apenas uma mancha, na nossa brilhante trajetória em Copas do Mundo. Em 1958, contamos com a magia de um jovem de 17 anos para nos levar ao mais alto posto do esporte. Em 1962, o anjo de pernas tortas foi responsável por liderar um brasil sem Pelé na conquista do bicampeonato. Em 1970, no México, o mesmo garoto do título inédito, agora veterano, comandou a seleção que marcou época e encantou o mundo. Em 1994, na Califórnia, uma atuação magistral de Taffarel garantiu o tetra e em 2002, na Coreia do Sul, os três “Rs”, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, levaram o nosso país ao tão almejado penta, feito alcançado apenas pela Seleção Canarinho