Agronegócio brasileiro é debatido em seminário na Inglaterra

Em Londres, representantes do Brasil debateram iniciativas sustentáveis com europeusPromovido pelo jornal Financial Times, um seminário sobre agricultura sustentável reuniu nomes da agropecuária brasileira em Londres, na Inglaterra, nesta quinta, dia 29. O evento FT Sustainable Agriculture Summit ampliou o painel de debates sobre a produção sustentável e relevou um Brasil em crescente ascensão junto ao cenário internacional.

O encontro contou com a participação de representantes do setor sucroalcooleiro, da pecuária (bovina e de aves), da citricultura e da sojicultura. Entre as autoridades presentes estavam o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, a senadora Kátia Abreu, o presidente da Ubabef Francisco Turra e o embaixador do Brasil no Reino Unido, Roberto Jaguaribe.

No Hotel Marriot Square, sede do encontro, Mendes Ribeiro destacou o avanço da sustentabilidade no manejo do solo com preservação ambiental, a emissão de baixo carbono e os indicadores positivos de produção alimentar, que garantem segurança ao combate da fome. O ministro ainda citou os programas federais de renda a famílias pobres e o Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

– Nosso país se tornou líder em inovação agropecuária no mundo. Pela ferramenta da pesquisa, conseguimos diversificar e inovar nossos sistemas de produção, garantindo segurança alimentar e aumentando as exportações – explanou.

Em viagem à Europa e Ásia desde a segunda, o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho segue nesta sexta, dia 30, para a Rússia. Lá, ele deve se reunir com a titular da mesma pasta no país, Yelena Skrynnik, com quem discutirá o fim do embargo russo às carnes brasileiras.