Agricultura

Com chuva, colheita da safrinha vai a 85% no Centro-Sul, diz consultoria

Com os trabalhos encerrados em MT e muito próximos do fim em GO, a colheita de milho agora se concentra no PR, MS, SP e MG

A colheita da safrinha 2022 de milho chegou na quinta-feira (11) a 85,4% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 80,3% na semana anterior e 69,8% no mesmo período de 2021, de acordo com levantamento da AgRural.

Com os trabalhos encerrados em Mato Grosso e muito próximos do fim em Goiás, a colheita de milho agora se concentra no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Mas chuvas registradas na semana passada, especialmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul, diminuíram o ritmo das máquinas, conforme previsto.

Previsão de frio

O plantio da safra de milho verão 2022/23 chegou na quinta-feira (11) a 1,6% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, praticamente estável em relação ao 1,5% de uma semana atrás.

Juntando-se ao Rio Grande do Sul, onde 6% da área está semeada, Santa Catarina também começou a plantar o cereal em áreas pontuais.

O ritmo dos trabalhos nos dois estados foi lento na semana passada, porém, devido ao temor de geadas inspirado pelas previsões de tempo mais frio na segunda quinzena de agosto. Um ano atrás, o plantio ainda não havia começado.