Agricultura

'Engenharia e Agronomia são fundamentais para o desenvolvimento nacional', diz presidente do Confea

Presidente do maior conselho profissional em exercício do Brasil, Joel Krüger conversou com o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, sobre as expectativas do setor para o ano que vem

Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), foi o convidado desta edição do Canal Rural Entrevista, programa que agora está em novo horário na grade de programação. A atração pode ser acompanhada todas as terças-feiras, a partir das 18h30.

Presidente do maior conselho profissional em exercício do Brasil, Krüger conversou com o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, sobre as expectativas do setor para o ano que vem.

Segundo Krüger, durante a pandemia, os mais de 1 milhões de profissionais e das 300 mil empresas de engenharia, agronomia e geociências não pararam. “Não paramos. É claro que houve dificuldade, mas nossa atividade continuou. Neste momento, em que a pandemia está mais branda, as pessoas voltaram a se planejar, a comprar imóveis. O agronegócio continuou trabalhando forte. Nós estamos muito otimistas para 2022”, disse. 

O presidente do Confea afirmou que o conselho de classe é fundamental para o desenvolvimento nacional, através da ciência e da tecnologia.

“Nós observamos grandes oportunidades para o Brasil. O índice de desemprego, por exemplo, está muito alto. E uma das atividades que mais contrata, e faz isso rápido, é a construção civil. Cada obra gera empregos. No Brasil, 40 milhões pessoas não têm acesso ao saneamento básico. Nós temos uma grande oportunidade para garantir saúde. Na questão habitacional, é o mesmo. No agronegócio, o campo tem feito um trabalho brilhante, basta ver a nossa balança comercial. Engenharia e agronomia são estratégicas para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

Profissionalismo

O presidente da entidade também destacou o papel dos profissionais na sociedade. “Os conselhos de classe têm um papel estratégico na defesa da ciência, da tecnologia, do desenvolvimento, da soberania nacional. Na pandemia, por exemplo, quem garantiu a segurança e o funcionamento dos hospitais foram os engenheiros; quem garantiu o trigo que fez o pãozinho foi o engenheiro agrônomo. A nossa atividade está ligada o tempo todo com a vida das pessoas”, explicou.

Joel Krüger também falou sobre as eleições do ano que vem. Para ele, os candidatos não podem deixar de tocar em temas importantes para a sociedade.

“Qualidade de vida. Atualmente, temos um problema muito sério com habitação, saneamento, mobilidade. Não é justo uma pessoa passar 3 horas no transporte coletivo. É preciso resolver a infraestrutura das cidade. Precisamos de tecnologia, de cidades inteligentes, inovação. Na questão do campo, temos que valorizar a agricultura familiar. Também precisamos estudar com seriedade as questões de energia. Se o Brasil voltar a crescer 4% ao ano, em dois anos, vai faltar energia no país. Precisamos de energia limpa”, defendeu.