Diversos

Fertilizante é ferramenta para agropecuária de baixo carbono

Segundo o gerente de produto da Mosaic Fertilizantes, Samuel Bortolin, a saúde do solo é de extrema importância para garantir produtividade

Os fertilizantes cumprem um papel importante na ampliação dos sistemas agropecuários sustentáveis sendo uma ferramenta que contribui com a agricultura de baixo carbono.

A adoção de protocolos de boas práticas do uso dos fertilizantes ajuda neste cenário. 

Segundo o gerente de produto da Mosaic Fertilizantes, Samuel Bortolin, a agropecuária de baixo carbono é uma combinação de boas práticas agrícolas e pecuárias para redução de gases de efeito estufa. “O Brasil sabe fazer muito bem e tem bons exemplos”, diz.

De acordo com Bortolin, na lavoura, é preciso ter plantas saudáveis para aumentar a produtividade e entregar rentabilidade ao produtor. “É quando entra o fertilizante. O insumo contribui com o aumento da fertilidade do solo. Sozinho, o solo é responsável por até 60% da produtividade”. 

O gerente da Mosaic Fertlizantes afirma que quando se pensa em fertilizante é preciso ter em mente os ‘4 C’s’: fonte certa, hora certa, dose certa e local certo. “É importante fazer o uso racional, com sustentabilidade”, explica.