Ministério suspende venda de 2,6 mil toneladas de sementes Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Mapa suspende a venda de 2,6 mil toneladas de sementes

Além da suspensão da venda de sementes, como medida cautelar, o Ministério da Agricultura interditou quatro estabelecimentos

O Ministério da Agricultura realizou uma força-tarefa para fiscalizar sementes de espécies forrageiras tropicais entre 15 e 19 de agosto, a fim de coibir irregularidades e contribuir para a garantia dos padrões mínimos de identidade e qualidade.

Segundo o Mapa, ao todo, foram fiscalizados 29 estabelecimentos e 4 responsáveis técnicos, resultando em 18 autuações.

Além disso, como medida cautelar, foi suspensa a venda de 2,65 mil toneladas de sementes e quatro estabelecimentos foram interditados.

“A fiscalização ocorreu em estabelecimentos produtores, beneficiadores, armazenadores e reembaladores de sementes de espécies forrageiras tropicais, nas regiões de Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis e Médio Norte (Nova Mutum até Colider)”, diz a nota do ministério.

“Os objetivos da ação foram alcançados e a equipe envolvida avaliou os resultados como satisfatórios”, diz, na nota, o chefe da Divisão de Sementes do ministério, Bruno Roncisvale.

“A experiência trouxe aprendizados que serão levados para as próximas ações, já que as forças-tarefas vêm se mostrando como estratégia de abordagem promissora na fiscalização de insumos agrícolas e tendem a ser replicadas”, complementa.

A produção, o comércio, a exportação, a importação de sementes e mudas são regidos pela Lei 10.711/03, que instituiu o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, regulamentada pelo Decreto 10.586/2020.

Entre as irregularidades mais comuns em sementes de forrageiras estão o não respeito ao índice mínimo de pureza – ou seja, o quanto do material vendido é realmente semente, o que garantirá uma boa formação da área de pastagem.

Sair da versão mobile