COOPERATIVAS

OCB apresenta propostas para o novo Plano Safra ao Mapa

Algumas das sugestões propostas fora a redução da taxa de juros, melhorias no acesso ao seguro rural e ampliação das linhas de crédito

OCB Fávaro Plano Safra
Foto: Mapa/Divulgação

Nesta quarta-feira (27), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com representantes do cooperativismo agropecuário e recebeu o documento “Propostas do Sistema Cooperativista ao Plano Safra 24/25”, que é alinhado com as demandas atuais da categoria. 

O encontro foi realizado na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).

“Essa iniciativa é muito importante, porque não se limita à teoria e vai para a prática. Esse documento tem base no dia a dia do produtor, do empresário, de toda a cadeia. Traz essa realidade em forma de proposta, que são fundamentais para a gente atender melhor o setor”, destacou o ministro Fávaro. 

“As portas estão sempre abertas para sugestões. Nós vamos juntos fazer um Plano Safra mais estruturado, mais inovador e contemporâneo. Vamos pensar juntos para ele ser ainda melhor”, completou.

O documento entregue pelo Sistema OCB contém sugestões para o novo Plano Safra e visa aperfeiçoar políticas agrícolas. Entre as diversas propostas estão as melhorias no acesso ao seguro rural, a ampliação das linhas de crédito e a elevação dos limites de contratação por tomador, além da redução das taxas de juros. 

Também é destacado o fomento ao acesso das cooperativas agropecuária como beneficiárias estratégicas para a efetividade e a capilaridade de programa de promoção de sustentabilidade ambiental.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reforçou a importância do movimento cooperativista para a formulação de um plano agrícola e pecuário. “O movimento cooperativo é a mola propulsora desse processo de prosperidade do campo. Nossas propostas buscam ajudar na construção do caminho”, pontuou. 

“Tivemos um último Plano Safra muito adequado, atendendo as necessidades do setor. Nossas sugestões são para continuar crescendo. Nós queremos construir soluções juntos”.