Política

São Paulo não vai taxar o agro, diz secretário da Agricultura

O secretário Antonio Junqueira também falou o milho deve superar a soja em São Paulo dentro de alguns anos

Na segunda parte da entrevista exclusiva que o Canal Rural fez com o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira fala sobre outros temas de interesse do setor. 

Questionado sobre a taxação do setor, medida adotada recentemente pelo governador Ronaldo Caiado, de Goiás, o novo secretário afastou qualquer possibilidade do mesmo acontecer em São Paulo.

“Não há risco nenhum. O produtor de São Paulo pode ficar tranquilo. Aqui a política é tentar baixar os impostos. O governador [Tarcísio de Freitas] é contrário ao aumento de impostos. Eu estou muito animado com o que eu tenho escutado dentro do governo”, disse.

Junqueira também falou o milho deve superar a soja em São Paulo dentro de alguns anos.

“A cultura principal em São Paulo ainda é a cana-de-açúcar. A soja também vai muito bem. O complexo carnes também se destaca. Mas nós temos um programa chamado Milho+SP. Eu acredito que o milho vai crescer muito. E que, inclusive, vai ultrapassar a soja aqui no estado”, afirmou. 

Sobre sustentabilidade, o novo secretário disse que o estado respeita o código florestal e que produtores tem que receber por serviços ambientais. 

“Falando em sustentabilidade. São Paulo tem 23% das áreas preservadas. Nós estamos bem acima do cobrado no Código Florestal, que pede 20%. E por isso mesmo, nós vamos estudar um programa de pagamentos por serviços ambientais. Aliás, nós já estamos conversando sobre esse assunto”, informou. 

No tema extensão rural, Junqueira disse que vai investir nas Casas de Agricultura espalhadas pelo estado.

“Nós temos hoje 537 Casas de Agricultura. E nós queremos utilizá-las. Queremos que elas funcionem como um ‘Poupatempo Rural’. Que o produtor possa ir lá e resolver todos os problemas”.