Setor de máquinas agrícolas está otimista com Plano Safra Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ABIMAQ

Setor de máquinas agrícolas está otimista com Plano Safra

A disponibilidade de quatro linhas de crédito tem o potencial de impulsionar o mercado de máquinas agrícolas, diz Abimaq

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) está otimista em relação ao segundo semestre, com base nas informações divulgadas no Plano Safra 2023/24.

Pedro Estevão Bastos, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da entidade, destacou alguns aspectos positivos das condições anunciadas pelo governo federal.

“Se analisarmos especificamente o Moderfrota e o Pronamp Moderfrota, observamos um crescimento de 36% em comparação ao ano passado. Outro fator positivo é o retorno do Pronamp, com uma taxa de juros intermediária, altamente competitiva nas circunstâncias atuais. Além disso, o governo demonstrou sensibilidade ao fornecer recursos para investimentos e garantir financiamento adequado para o Plano Safra”, afirmou.

A disponibilidade de quatro linhas de crédito (Moderfrota, Pronamp Moderfrota, Pronaf e linha em dólar) tem o potencial de impulsionar o mercado em um momento propício para a venda de máquinas, considerando a preparação para a safra de verão.

“Certamente, o setor apresentará melhorias. Ainda não podemos determinar exatamente quando, mas elas serão alcançadas”, acrescentou Bastos.

De acordo com Cristina Zanella, diretora da Abimaq, a receita acumulada da entidade no ano até maio apresenta uma queda de 19,5% em relação ao mesmo período de 2022.

“Esperamos que, com os recursos disponíveis no Plano Safra, possamos reverter essa situação. Embora o ano possa não fechar com o crescimento esperado, projetamos uma redução mais próxima de 5%”, afirmou.

Sair da versão mobile