UE retira exigência de certificação para importação de produto brasileiro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

UE retira exigência de certificação para importação de produto brasileiro

Ministério da Agricultura informou que a União Europeia retirou a exigência da certificação oficial para entrada do amendoim brasileiro

O Ministério da Agricultura informou que a União Europeia (UE) retirou a exigência da certificação oficial para entrada do amendoim brasileiro no bloco.

A medida foi comunicada ao governo na última sexta-feira (27), segundo nota divulgada pela pasta.

O ministério afirma que a retirada da necessidade de certificação deve-se ao adequado nível de conformidade do produto aos padrões europeus de exigência em relação ao índice de contaminação do amendoim com aflatoxinas (substâncias nocivas produzidas por fungos).

De acordo com o ministério, a decisão do bloco europeu foi baseada nas análises efetuadas no amendoim brasileiro ao longo do ano passado, que demonstraram que os controles efetuados pelos exportadores nacionais e auditados pelo ministério garantiram o cumprimento do índice de contaminação e de qualidade.

“Essa medida representa maior agilidade nos procedimentos de exportação e valoriza o produto brasileiro no mercado internacional”, afirmou o auditor fiscal federal agropecuário Hugo Caruso, na nota.

“A grande preocupação em relação à segurança do produto está relacionada com as aflatoxinas que são produzidas por fungos. Essas toxinas além de serem cancerígenas podem provocar outros malefícios à saúde”, acrescenta Caruso.

Em 2022, o Brasil exportou cerca de 285 mil toneladas de amendoim, gerando receita de US$ 332 milhões, conforme dados do ministério. Deste montante, 70 mil toneladas foram comercializadas à União Europeia.

Sair da versão mobile