‘Reforma tributária é um tema que nos preocupa’, diz presidente da bancada do agro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

‘Reforma tributária é um tema que nos preocupa’, diz presidente da bancada do agro

Deputado Pedro Lupion avisa que o assunto começará a ser discutido pela Frente Parlamentar da Agropecuária a partir do fim deste mês

A reforma tributária está no radar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Mais novo presidente do colegiado que reúne mais de 300 parlamentares, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) afirmou que o assunto começará a ser discutido a partir deste mês. O propósito é propor modelos que não acabem por prejudicar o setor produtivo do país.

+ Fávaro e Paulo Teixeira confirmam gestão compartilhada da Conab

“Um tema que nos preocupa”, disse Lupion à reportagem do Canal Rural ao marcar presença, na manhã desta quinta-feira (9), na 35ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). “A reforma tributária é um tema extremamente necessário e urgente para o país, mas nós temos que nos preocupar em relação aos produtores rurais e à produção agropecuária”, prosseguiu o presidente da FPA ao conversar com a jornalista Marusa Trevisan.

Entre as preocupações sinalizadas pelo líder da bancada do agro está, numa eventual reforma tributária, o formato atual da Lei Kandir não ser respeitado. Atualmente, a regra isenta do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os embarques para o exterior de produtos primários e semielaborados — ou seja, aqueles não industrializados, o que inclui as commodities agrícolas.

“[A ideia é] buscar a melhor saída para não prejudicar os produtores” — Pedro Lupion

“Temos que cuidar muito da nossa Lei Kandir”, enfatizou Lupion. “Para não haver taxação de exportações, pois nós somos um país exportador de alimentos”, complementou o deputado federal.

Para defender que não se tenha mudanças drásticas na Lei Kandir e nem ter outras questões que possam afetar o setor produtivo, Lupion informou que já há uma agenda programada para discutir o tema. No dia 28 deste mês, ele e outras lideranças da bancada do agro irão se reunir com o relator da proposta de reforma agrária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

De acordo com o presidente da FPA, representantes de entidades como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estarão presentes. “[A ideia é] buscar a melhor saída para não prejudicar os produtores”, disse Lupion.

Arthur Lira também fala sobre reforma tributária

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O deputado federal e presidente da FPA, Pedro Lupion, não foi a única autoridade a deixar Brasília e marcar presença no Show Rural. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também esteve presente na feira nesta quarta-feira. E falou sobre reforma tributária.

No evento realizado no oeste paranaense, Lira enalteceu o cooperativismo e avisou: no que depender da Câmara dos Deputados, a proposta referente à reforma tributária será destravada no decorrer dos próximos 90 dias.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile