BNDES vai liberar R$ 600 milhões para financiar projetos de defesa civil

Além do crédito, foi criado um sistema de alerta e prevenção em caso de acidentesO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai disponibilizar R$ 600 milhões para Estados e municípios atingidos por desastres naturais. A informação foi divulgada nesta segunda, dia 31, em Brasília, pelo Conselho Nacional de Defesa Civil.

Foi a primeira reunião do grupo criado para debater ações que evitem danos causados por catástrofes. Além da liberação da linha de crédito, outra medida imediata foi a criação de um sistema de alerta e prevenção em caso de acidentes, com a ajuda das Forças Armadas.

? Vai financiar a institucionalização da Defesa Civil nos Estados e municípios. Também vai financiar o mapeamento das áreas de riscos e a elaboração de projetos para permitir as intervenções ? explica o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra.

O governo também alerta para um antigo problema: falta informação nos projetos elaborados pelas prefeituras para pedir recursos à União.

? A presidente determinou que a gente passasse um filtro na qualidade dos projetos. Dez novos técnicos estão sendo contratados para que em 30 dias a gente selecione os melhores projetos. Os bons projetos terão chance de ser contemplados ? completa o ministro Bezerra.