Fumicultores do RS bloqueiam rodovia para protestar contra preços baixos

Manifestação também ocorreu contra consultas da Agência Nacional de Vigilância SanitáriaCerca de 400 pessoas, entre fumicultores e autoridades do Rio Grande do Sul, realizaram na tarde dessa quarta, dia 30, um protesto contra os baixos preços do fumo. Os manifestantes promoveram bloqueio parcial da pista da BR 116, entre Tapes e Sentinela do Sul, no interior do RS.

Os produtores afirmam que os preços pagos pelo produto caíram, em média, 50% em relação à safra passada. Segundo eles, a comercialização atualmente está em R$ 50 por arroba, mas os custos de produção são de R$ 70. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapes e Sentinela do Sul, Paulo Coutinho, o desestímulo pode levar ao êxodo rural.

? O que nos preocupa é que nós vamos ter o êxodo rural e na cidade já não temos mais espaço e não tem emprego. O agricultor sai daqui com pouco estudo e com pouco conhecimento em trabalhos urbanos. Isso só vai aumentar a miséria e eles vivem na cidade com uma renda pior do que estão vivendo aqui ? enfatiza.

Os produtores também se manifestaram contra a Consulta Pública promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que pede a opinião sobre o aditivo de aromatizantes e sabores no cigarro, além de questionar a publicidade do produto.