Índia retira restrições de registros de embarque de algodão

País já exportou 10,6 milhões de fardos da fibra em 2011/2012 e 900 mil fardos serão embarcados nas próximas semanasA Índia retirou uma restrição contra permissões de exportações de algodão que durava cerca de dois meses, removendo todas as barreiras para os embarques e esclarecendo declarações diferentes dos ministros do Comércio e da Fazenda.

A produção de algodão da Índia no ano comercial que termina em 30 de setembro deve atingir recordes 34,7 milhões de fardos, enquanto o consumo doméstico deve cair cerca de 6%, para 25,2 milhões de fardos, segundo o conselho do setor.

De acordo com o presidente da Associação de Algodão da Índia, Dhiren Seth, os embarques adicionais devem totalizar menos de 1,5 milhão de fardos em 2011/2012.

O governo indiano também pediu que a empresa estatal Cotton Corp. mantenha um estoque de 1 milhão de fardos entre junho e agosto para ser fornecido às indústrias locais em caso de escassez, segundo nota. O algodão custa 90 cents/lb na Índia, preço cerca de 10% inferior em relação aos internacionais.

Segundo maior produtor global da commodity, a Índia já exportou 10,6 milhões de fardos da fibra em 2011/2012 e 900 mil fardos serão embarcados nas próximas semanas. As informações são da Dow Jones.