Índice de Confiança do Produtor é lançado na Expointer 2010

Indicador vai ajudar na tomada de decisões dos agentes econômicos e também dos produtoresO Índice de Confiança do Produtor (ICP) foi lançado nesta terça, dia 31, na CASA RBS, durante a Expointer 2010, em Esteio (RS). Parceria do Canal Rural com a Uni.Business Estratégia, o mecanismo vai ajudar na tomada de decisões dos agentes econômicos e também dos produtores.

O indicador de confiança, construído através de entrevistas telefônicas com produtores de 16 Estados, vai apontar as expectativas de quem atua no setor do agronegócio sobre o desempenho do setor e o comportamento da economia. A ferramenta identificará, todos os meses, a confiança do produtor, o que reflete no planejamento da propriedade e na aquisição de implementos, máquinas, fertilizantes.

? Nós temos dois índices hoje, o Índice de Confiança do Produtor Rural [ICPRural] que engloba as principais culturas e o Índice da Soja [ICPSoja]. As culturas no geral são soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café e citros. Ali você vai medir a confiança do agronegócio e da produção agrícola como um todo. Na soja, a amostra ou os entrevistados mensais são compostos apenas por produtores de soja e ali nós estamos identificando realmente qual a expectativa futura do produtor de soja em relação ao negócio agrícola do grão ? explicou o sócio da Uni.Business Estratégia Matheus Marino.

Segundo semestre
O ICPRural registrou, em agosto, 87,5 pontos, com aumento de 14% em relação ao mês anterior, quando havia registrado 76,5 pontos. A elevação no indicador é resultado do atual momento no agronegócio, já que os preços dos principais produtos agrícolas se encontram em patamares superiores aos registrados no mês anterior. Também contribuem para o resultado a maior intenção de compra de equipamentos pelos produtores, bem como uma elevação na avaliação por parte dos produtores rurais de que as condições atuais do seu negócio está melhor nesta safra do que na safra passada.

Enquanto o primeiro semestre de 2010 caracterizou-se por uma queda na confiança dos produtores agrícolas, julho e agosto registraram a recuperação da confiança para patamares próximos àqueles do início do ano.