Instituto Agronômico do Paraná lança livro sobre plantas medicinais

Publicação faz parte das comemorações aos 36 anos de fundação do órgãoCaracterísticas, formas de uso e benefícios das plantas medicinais podem ser encontrados em um livro lançado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em comemoração a seus 36 anos de fundação. O cultivo de ervas e plantas com aplicação terapêutica se concentra nos Estados de Santa Catarina e Paraná, mas a produção não atende à demanda, o que pode ser uma oportunidade de diversificação para pequenos produtores rurais. A catinga de mulata, por exemplo, é uma erva usada há mais de um século para

O pesquisador do Iapar Paulo Guilherme Ribeiro lembra que muitas plantas são tão ou mais antigas do que nossa própria história. Ele explica a origem do nome científico da planta mil folhas, que está ligado ao nome do lendário guerreiro grego Aquiles.

Ribeiro selecionou 64 espécies para o livro do Iapar. São variedades fáceis de cultivar, tanto para o produtor como para o público em geral. O material também ensina como usar cada erva.
 
O Brasil tem mais de cinco mil espécies de plantas medicinais, e nem todas estão catalogadas. Por incrível que pareça, segundo a Organização Mundial da Saúde, 75% da população utiliza ervas como tratamento médico.

As últimas pesquisas estão desenvolvendo o uso das ervas na medicina veterinária. O alho japonês, por exemplo, ajuda a combater os vermes que se instalam no intestino de aves e é eficiente para repelir a mosca do chifre, que ataca o gado. Além de ter ação antiinflamatória para o homem, a erva baleeira atrai a mosca da fruta e reduz o prejuízo nos pomares.