Investimento de fumageira provoca expectativa no Sul

Philip Morris Brasil promete ampliação e modernização de unidade em Santa Cruz do Sul (RS)O anúncio de que a Philip Morris Brasil deve fazer nesta sexta, dia 30, sobre os investimentos em Santa Cruz do Sul, na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, está sendo esperado com euforia no município. O presidente da empresa, Amâncio Sampaio, e um grupo de executivos visitam a cidade para falar sobre as metas da indústria no Estado.

A empresa, uma das maiores fabricantes de cigarros do país, já informou que vai ampliar e modernizar uma das unidades instaladas na chamada “Capital do Fumo”. Como forma de incentivo à instalação, na manhã dessa quinta, dia 29, os vereadores aprovaram a isenção de alguns impostos que seriam pagos pela indústria.

O pedido foi encaminhado pela prefeitura, que preferiu não se manifestar ainda sobre o anúncio dos investimentos. Em uma sessão extraordinária, os vereadores decidiram isentar a indústria, até 31 de dezembro de 2020, do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), da taxa de licença para execução de obras e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.

A companhia investirá R$ 113,6 milhões para modernizar uma das unidades. Uma planta será desativada. Todas as atividades da cigarreira devem ficar centralizadas no distrito industrial do município. A obra deve ter duração de um ano e meio e deve gerar cerca de 400 empregos durante a construção.

? Enquanto ouvimos falar na possibilidade de algumas empresas se transferirem para Santa Catarina, a decisão da Philip Morris mostra que a empresa está disposta a investir no município. Além disso, garante a permanência e geração de novos empregos e a arrecadação de impostos ? afirma o presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke.