Mais de 3 milhões de eleitores já pediram segunda via do título, informa TSE

Prazo para pedidos de reimpressão termina nesta quintaO prazo para pedidos de reimpressão de título de eleitor termina nesta quinta, dia 30. Até agora, mais de 3 milhões de eleitores pediram a segunda via do documento, que deverá ser apresentado no momento do voto, neste domingo.

Os cartórios eleitorais têm feito mutirões para agilizar o atendimento. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 100 mil pessoas foram atendidas por dia na segunda, dia 27, e na terça, dia 28. Na quarta, mais de 200 mil pessoas procuraram um cartório eleitoral para garantir a reimpressão de seu título de eleitor.

Têm direito à reimpressão os eleitores já inscritos na Justiça Eleitoral, mas que tiveram o documento extraviado ou perdido. Para isso, é preciso ir a um cartório eleitoral ? mesmo que não seja na cidade em que o eleitor mora ? e apresentar um documento oficial com foto. O título é reimpresso na hora.

Para estas eleições, é obrigatória a apresentação de dois documentos: o título de eleitor e um documento oficial com foto. A determinação é do TSE, mas o assunto está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).

O PT é contra a exigência e defende a inconstitucionalidade da proposta. Alega que a apresentação de apenas um documento com foto é suficiente para garantir a autenticidade do processo de votação.

Nesta quarta, o STF começou a analisar a matéria. Sete ministros votaram pelo entendimento de que apenas o documento com foto é suficiente no momento da votação. No entanto, um pedido de vista de Gilmar Mendes deixou a discussão para esta quinta.