Preço dos ovos deve continuar em queda nos próximos meses

Apesar das vendas menores em julho, produtor não reduziu o plantel e a oferta se manteve em altaO preço dos ovos deve manter a trajetória de queda nos próximos meses. Apesar das vendas menores em julho, o produtor não reduziu o plantel e a oferta se manteve em alta.

O mês de julho historicamente é de vendas menores para o setor de ovos. O período de férias provoca queda no consumo escolar. Para que o mercado se mantivesse estável, a alternativa seria reduzir a produção, mas isso acabou não acontecendo.

? O grande alojamento de pintinhos vai aumentar a produção acima do previsto. Fatalmente o preço vai cair. O granjeiro precisa ver os números antes de aumentar a produção ? explica o diretor executivo da Ovos Brasil, José Roberto Bottura.

O avicultor Eduardo Nalravens cria 100 mil galinhas poedeiras e decidiu não aumentar o plantel. O problema é que a concorrência não acompanhou a decisão.

? A turma está alojando pintinhos demais. Deve ter alguma promoção de pintos. Não é racional fazer isso. Todos saem perdendo ? lamenta.

Além do desequilíbrio entre a oferta e a procura, outro problema que tem diminuído a margem de lucro do avicultor é o aumento dos custos da ração. Para Nalravens, o estimulo do governo às exportações de milho provocou aumento no preço do insumo.

? O governo deveria incentivar as exportações de carne e ovos e não do milho, fazendo que se consumisse o milho aqui no Brasil e não lá fora. Eles vão comprar o milho mais barato lá fora e vão concorrer com a gente.